ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO

Refere-se à NR 17 e à ergonomia de forma abrangente, incluindo um estudo detalhado dos postos de trabalho, atividade, modo operatório, equipamentos, demanda cognitiva, aspectos sócio econômicos, organização e ambiente, a fim de detectar os fatores de risco capazes de fornecer subsídios para as sugestões e soluções ergonômicas para a empresa adequando-a à legislação.

 

FORMAÇÃO DO COMITÊ DE ERGONOMIA

O comitê de Ergonomia é de suma importância para o andamento do processo da implantação da ergonomia dentro da empresa. Ele deve ser constituído por profissionais da própria empresa, tendo a nossa consultoria para o seu direcionamento, formação, treinamento e condução.

 

CONSULTORIA EM ERGONOMIA

O objetivo da consultoria é manter e primar pelos processos de ergonomia dentro da empresa.

O sucesso de um Programa de Gestão Ergonômica depende da forma como o sistema é implantado. Preconiza-se que esse programa possa contar com uma gestão participativa e integrada baseada nas diretrizes da NR17, Ergonomia, requisitos da BS 8800, OSHAS e a metodologia Kaisen.

 

GINÁSTICA LABORAL

O programa de ginástica laboral deverá ser implantado após a análise biomecânica da atividade e de acordo com a tarefa existente, com o intuito preventivo aos DORT

A ginástica laboral tem duração média de 10 minutos por grupo e deve ser feito dentro da empresa, próximo ao local de trabalho.

O Educador Físico deverá sempre elaborar atividades de alongamento, relaxamento e fortalecimento das principais estruturas musculares envolvidas nas atividades de trabalho.

A Ginástica Laboral, quando inserida num programa de ergonomia tem apresentado grande eficácia na prevenção dos distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, diminuindo afastamentos, absenteísmo médico, stress e as queixas dolorosas.

 

AMBULATÓRIO DE FISIOTERAPIA NA EMPRESA

É a nova tendência da Ergonomia e da condução dos DORT, ou seja, “tratar dentro da empresa”, evitando o gasto de tempo e dinheiro com o deslocamento de funcionários e com tratamentos desconexos, além da "perda de vista" dos funcionários durante tratamentos prolongados.

A grande finalidade é poder estabelecer, de forma imediata, a relação entre a queixa dolorosa e a sua causa biomecânica, organizacional, cognitiva ou funcional, através da análise da atividade dos funcionários em tratamento.

 

ASSESSORIA NA INSERÇÃO DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

A falta da ergonomia é ruim para todos os colaboradores dentro de uma empresa, mas é pior ainda para as PCD´S porque estes já têm suas incapacidades que serão somadas ao ambiente de trabalho deficitário. A ergonomia visa a adaptação dos meios de trabalho à maioria da população procurando evitar a exclusão, implícita ou explícita de numerosos valores potenciais.

Avaliação do grau de comprometimento (deficiência)

Avaliação dos postos de trabalho propostos para alocação

Avaliação da situação de acessibilidade (física e material)

Avaliação da situação organizacional (geral e na área de trabalho)

Elaboração de procedimento para futuras alocações

 

QUICK MASSAGE

Trabalha pontos de pressão no pescoço, ombros, braços, mãos e costas. Este estímulo promove o equilíbrio geral melhorando o sistema circulatório, nervoso e muscular. Esta massagem leva em média de 10 a 15 minutos e é executada numa cadeira projetada para este trabalho. As técnicas usadas são o Shiatsu e o Do-in.

 

 

 

Saúde

Ocupacional

Segurança do Trabalho

Meio Ambiente

Palestras e

Treinamentos

Proteção

Contra Incêndio

Ergonomia

Desenvolvido por Criado por Foxmedia.com.br

2015 - Catren Consultoria Assessoria e Treinamentos Ltda - Todos os direitos reservados